• Claudia Henrich Lopes

Não consigo me organizar para estudar. E agora? - Rotina de estudos!




Na semana passada, fiz um post no Instagram falando um pouquinho sobre a minha rotina de estudos. Nele relatei me apropriar de algumas técnicas para aumentar minha concentração e não me sabotar com minhas metas diárias. Aproveitei o espaço tecnológico e criei uma caixa de perguntas indagando meus seguidores sobre se utilizavam alguma técnica e se sim, quais eram. À medida que muitos me chamaram no privado solicitando que compartilhasse as dicas para auxilia-los no processo, decidi escrever aqui no blog para vocês. Vamos lá?


Não espere pela vontade de estudar (possivelmente ela não virá). Nosso cérebro é preguiçoso e funciona de maneira bastante automática. Assim é comum nossos pensamentos tentarem fazer com que não saiamos da nossa zona de conforto. Portanto, será necessário criar um hábito de estudos.

Estabeleça um local para estudar. Busque por ambientes silenciosos e que você tenha fácil acesso ao material que ocupará.

Trace metas atingíveis, como por exemplo um capítulo de livro, uma videoaula. Não inicie com uma meta difícil, vamos aumentando a quantidade e tempo aos poucos.

Lembre-se da importância da rotina e constância. Logo, busque estudar sempre no mesmo horário, assim seu corpo entenderá isso como parte do seu dia-a-dia.

Tenha algo para beber ou comer durante o estudo. Comigo funciona muito com café, água ou chimarrão.

Inicie o estudo após ter feito todas as suas outras tarefas. Por exemplo, a casa está organizada, estou alimentado. Assim, seu cérebro entenderá que está na hora de focar nos estudos.

Busque por um comportamento antes do horário de estudo como rotina. Exemplo, tomar um banho para relaxar, comer algo, organizar a mesa com canetas e post-it. (Novamente: ‘habituação’).

Não desista. É normal termos dias preguiçosos em que não conseguiremos focar o quanto gostaríamos. Nossos pensamentos podem dizer coisas como “hoje você está cansada, merece assistir série ao invés de estudar”. Quando isso acontecer, questione esse pensamento e lembre-se que ao final do dia você se sentirá muito mais satisfeito cumprindo suas metas do que se auto sabotando.

Outra dica bacana para a era tecnológica é postar o momento de início de estudos, isso pode estimular você mesmo e outros amigos. (Lembrando sempre de deixar o celular de lado logo após o post, nada de ficar conferindo que visualizou, ok?


O que achou? Vamos iniciar? Lembre-se do primeiro passo e estabeleça suas metas.

Vem comigo?

17 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon

© CTC | 2019